www.hsp.org.br

Central de Notícias

14/05/2013 - 17h11m - Atualizado em 15/05/2013 - 07h45m

Versão para impressão
Enviar por e-mail

 

Missão: Ser ético, proporcionar ambiente seguro, agilidade, percepção rápida, ser eficiente, econômico e não perder de foco a segurança, qualidade e humanização.

 

Visão: Ser reconhecido pela população como um setor que fonece um trabalho objetivo e seguro.

 

Valores: Respeito à hierarquia. Trabalho em equipe, pontualidade, organização e ética à equipe.

 

As Enfermeiras Thaís Bianquini Fumian e Melina Maria Veiga de Paula, são as responsáveis pela supervisão e coordenação da equipe de enfermagem do setor.

O Centro Cirúrgico é uma unidade dentro do hospital composta por várias áreas interligadas entre si, a fim de proporcionar ótimas condições para a realização do ato cirúrgico com o objetivo de proporcionar cuidados ao paciente, buscar a recuperação ou melhora do paciente por meio de intervenção cirúrgica, oferecer segurança e bem estar ao paciente.

Com a finalidade de assistir integralmente e eficientemente ao paciente no pré e pós-operatório, visando à identificação e satisfação das necessidades e problemas, verificando em medidas e meios que visem à prevenção de complicações ou acidentes no pré e pós-operatório nos responsabilizar pela previsão e controle de materiais, medicamentos e equipamentos nas salas de cirurgias para o ato cirúrgico temos como missão ser ético, proporcionando um ambiente seguro, agilidade, percepção rápida, ser eficiente, econômico e não perder de foco a segurança, qualidade e humanização.

Respeito à hierarquia, trabalho em equipe, pontualidade, organização e ética a equipe são valores visados por nosso setor, manter rigorosa assepsia no atendimento das salas de operação, atualizar registros das cirurgias realizadas aos levantamentos estatísticos, manter registros de ocorrências e anotações devidas para o perfeito controle de cirurgias.

A sala de Recuperação pós Anestésica (RPA) que também compõe o Centro Cirúrgico  tem como objetivo prestar cuidados da enfermagem ao paciente até a sua alta autorizada pelo anestesista.

Prestar todas as informações necessárias, pertinentes ao paciente, a responsável pela unidade de internação, e ou aos familiares, quando de pacientes externos, conforme orientação medica.

Anotar no prontuário as observações referentes ao estado do paciente, e cuidados prestados.

Aos Circulantes Técnicos de enfermagem, na sala de operação competem: Providenciar todo o material para a sala de cirurgia, preparar a sala para cada cirurgia conforme rotina, verificar as condições de funcionamento dos aparelhos que serão utilizados durante a cirurgia, verificar se os cuidados Pré – Operatório foram realizados, auxiliar na transferência do paciente para a maca e providenciar a sua remoção de sala cirúrgica, cumprir a escala de trabalho, participar das reuniões quando convocado, comunicar a enfermeira ocorrências especiais com o paciente, equipe cirúrgica e equipamentos, preparar e identificar materiais para exames, fazer todas as anotações no prontuário referente à observação com o paciente e gastos realizados, cumprir o regulamento do hospital, Regimento, Normas e Rotinas do centro cirúrgico e departamento de enfermagem.

Responsável da sala de Recuperação Pós - Anestésica compete: Prestar cuidados de enfermagem a todos os pacientes, solicitar a presença de anestesista, cirurgião ou da enfermeira sempre que necessário, observar e fazer anotações no prontuário, encaminhar o paciente a unidade de origem após a alta do anestesista, juntamente com o prontuário, cumprir o regulamento do hospital, Regimento, Normas e rotinas do Centro Cirúrgico e Departamento de enfermagem.

Ao instrumentador cirúrgico de responsabilidade do cirurgião compete:

Seguir as normas e internas do Centro Cirúrgico e CME.

Conferir as compressas cirúrgicas utilizadas; conferir a mesa de instrumental, depositar os instrumentais em bacia própria identificando-a. O material de cada lata cirúrgica deverá ser colocado em sua bacia específica, não misturando com os outros materiais de outras latas.

Conferir as pinças cirúrgicas usadas, seguir orientações da gerência de enfermagem.



Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.