1ª Cirurgia Cardíaca de Revascularização do Miocárdio sem o uso de circulação extracorpórea


O Hospital São Paulo realizou no dia 12 de dezembro a 1ª Cirurgia Cardíaca de Revascularização do Miocárdio sem o uso de circulação extracorpórea, ou seja, sem necessidade de interrupção dos batimentos cardíacos através da transferência das funções vitais do órgão para a “máquina de circulação extracorpórea”.
Esta técnica é geralmente utilizada em procedimentos cardíacos de alta complexidade e, apesar de mais complicada, traz muitos benefícios ao paciente como: menos tempo de permanência na UTI, redução dos riscos de infecção, de distúrbios de coagulação sanguínea e disfunção renal e hepática. O procedimento foi proposto pelo “Heart team” do Hospital, composto pelos cardiologistas Dr. Edivar Pereira e Dr. Cezar Ladeira, o hemodinamicista Dr. Leonardo Mendonça, os cirurgiões cardíacos Dr. Jean Pierre Aquino de Almeida e Dr. Alessandro e o anestesista Dr. Caio, além da equipe de intensivistas, enfermagem, fisioterapia, instrumentadores, perfusionistas, circulantes, dentre outros profissionais.
A intervenção durou 2h e 30min, o paciente já saiu respirando espontaneamente da sala de cirurgia e teve alta médica em 5 dias, sendo que, se fosse realizado pelo método tradicional, o tempo de internação seria bem maior para este tipo complexo de operação.



Em caso de dúvidas ligue
+55 32 3729-3700

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Todos os direitos reservados ao Hospital São Paulo - Desenvolvido por

Desenvolvido por HPMAIS