Mitos e verdades sobre a Hipertensão


A hipertensão está relacionada a hábitos de vida, como alimentação e prática de atividade física, ao perfil do biotipo e ao histórico familiar, ou seja, predisposição genética.
Se os pais têm pressão alta, é maior a probabilidade de os filhos serem hipertensos. Em qual idade? Dependerá de fatores comportamentais. Alimentação de má qualidade, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo, por exemplo, aumentam o risco.
Conheça mitos e verdades sobre a doença:
MITOS
- A hipertensão tem cura.
Não, é possível apenas controlá-la. Por isso, a importância da prática de exercícios físicos, da alimentação saudável e do uso contínuo e diário de medicação.
- Pessoas com pressão normal não correm o risco de ter doenças cardiovasculares.
Vale ressaltar que cerca de 30% da população brasileira tem hipertensão. O que não significa que a outra parte não terá no futuro, dependendo dos hábitos de vida. Neste caso, é importante fazer a medição a cada seis meses.
- Hipertenso não deve fazer exercício físico de alto impacto.
É permitido se a pressão estiver controlada, para evitar um pico muito elevado, o que pode ser perigoso.
VERDADES
- Hipertenso não deve fazer exercício físico de alto impacto.
É permitido se a pressão estiver controlada, para evitar um pico muito elevado, o que pode ser perigoso.
- A gestante pode se tornar hipertensa durante a gravidez.
A grávida, devido a alterações hormonais e imunológicas, pode desenvolver hipertensão, o que é conhecido por Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG). Casos extremos podem levar à eclampsia. Na maior parte dos casos, o nível volta à normalidade uma vez terminada a gestação.
- Fazer sexo eleva a pressão arterial.
Durante a relação sexual, a pressão sobe na proporção do esforço, o que é considerado uma resposta normal do organismo. No entanto, precisa ser controlada com medicamento, para evitar picos de alta.
Ansiedade e estresse ajudam a aumentar o nível de pressão: o estado de irritabilidade tem componentes relacionados à descarga de adrenalina, que desencadeia a elevação da pressão arterial.
Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o tratamento da hipertensão pode reduzir as doenças cardiovasculares em até 80%, se associado ao controle do colesterol, à alimentação saudável e à prática de exercícios.
Estamos preparados e de portas abertas para receber vocês! Agende sua consulta particular, Irmão Amigo ou convênio na nossa Central de Agendamento
(32) 3729-3701 ou (32) 3729-3703


Em caso de dúvidas ligue
+55 32 3729-3700

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Todos os direitos reservados ao Hospital São Paulo - Desenvolvido por

Desenvolvido por HPMAIS