Dia Mundial de Combate ao AVC

Somos o segundo em internações do AVC na Macro Região


Hoje, 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC.
O Hospital São Paulo é referência e nono lugar no estado em Internação do AVC e segundo lugar na macro região.

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.
Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.

Os sinais e sintomas do AVC se iniciam de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, de acordo com a lista abaixo:
– Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo; – Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de “sombra” sobre a linha da visão; – Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples; – Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos; – Dores de cabeça fortes e persistentes; – Dificuldade para engolir.

O que fazer diante da suspeita de AVC?
A identificação rápida dos sintomas é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além de redução de incapacidades. Dirija-se imediatamente a um serviço hospitalar especializado. Não perca tempo! Cada minuto é importante, pois quanto mais tempo entre o surgimento dos sintomas e o início do tratamento adequado maior a lesão no cérebro.

O serviço de Hemodinâmica do HSP possui uma equipe preparada e um moderno equipamento para a realização de tratamentos endovasculares.
 


Em caso de dúvidas ligue
+55 32 3729-3700

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Todos os direitos reservados ao Hospital São Paulo - Desenvolvido por

Desenvolvido por HPMAIS